Como médicos podem usar as redes sociais, de acordo com o CFM?

As redes sociais se tornaram um meio para mudar completamente a comunicação entre marcas e consumidores. Como consequência desse fenômeno, o público deixou de ser mero espectador para se tornar agente ativo, e não demorou muito para os pacientes recorrerem à tecnologia para se comunicar com seus médicos. O paciente agora assume um papel diferente do que exercia até então: ele passa a buscar informação de forma ativa, interage e se torna, também, um agente divulgador desse serviço médico.

Entretanto, se todo mundo já tem que tomar muito cuidado com a superexposição nas redes, o médico, como profissional da saúde, precisa ter cuidado redobrado.

Os médicos podem, e devem empregar os recursos do marketing [1] médico mas sem se descuidar, afinal, é necessário respeitar as premissas do código de ética e das legislações que envolvem a atividade.

Práticas que devem ser evitadas:

Fotos com pacientes

Com a popularização das redes sociais, vários médicos, talvez sem a intenção, passaram a divulgar fotos impróprias (na sala de cirurgia, até mesmo com o paciente sendo operado, fotos de antes e depois sem autorização da paciente, fotos em atendimento médico, entre outros exemplos) que não contribuem para construção da sua marca.

Excesso de exposição da própria imagem

Não é proibido postar selfies, fotos em congressos e outras atividades do dia a dia, pelo contrário, elas até ajudam a humanizar a imagem do médico. O problema é quando essa exposição acaba sendo maior do que o conteúdo que visa agregar algum valor à sua marca. O bom e velho e bom senso permanece sendo o melhor aliado.

Discutir casos clínicos em redes abertas ao público

Recomenda-se levar discussões de casos clínicos a ambientes apropriados e exclusivos, pois em redes abertas, qualquer falha na configuração da privacidade do usuário ou compartilhamento inadequado pode colocar o médico em uma situação delicada e passível de punição, inclusive com a perda do registro profissional, em casos julgados graves.

Informar preços de procedimentos

Além de procurar por diagnósticos, os pacientes costumam utilizar as redes sociais para se informar de valores de procedimentos. Isso pode acontecer com todas as especialidades, mas principalmente com a área de cirurgia plástica. Nesses casos, o CFM orienta que os médicos indiquem uma consulta de avaliação, para que então o paciente receba um orçamento do procedimento ao qual ele necessita ser submetido.

Afinal, o que eu posso postar nas minhas redes sociais?

Para realizar suas ações de divulgação não é necessário violar nenhuma regra do CFM. Basta ter em mente que toda comunicação precisa ter como ideal a educação e transmissão de conhecimento, bem como a prevenção de doenças e patologias, sempre evitando o sensacionalismo e a autopromoção. O conceito de marketing[2]  médico deve ser bem estudado antes de começar um planejamento de ações, até porque o relacionamento entre o médico e seu público é extremamente emocional.

Alguns exemplos de quais informações você pode compartilhar em seu perfil são: sua clínica aderiu a uma nova tecnologia, começou a atender um novo convênio, possui um novo profissional no seu corpo clínico, integrou uma nova especialidade. Além disso, sabe aquela pergunta que é constantemente feita dentro do consultório? Você pode esclarecê-la numa postagem, certamente será de grande valia a muitas pessoas e ajudará a fortalecer sua imagem como autoridade no assunto. Na dúvida, pergunte ao seu paciente o que ele mais gostaria de ver na sua rede, você pode conseguir insights interessantes para os seus próximos conteúdos