Fidelização de pacientes: porque devemos dar ainda mais importância ao tema?

Quando um paciente procura o médico, ou ele já está doente, com dor, com alguma preocupação ou ele quer buscar um especialista que possa ajudá-lo em seu espectro mais amplo de saúde e bem estar. Seja qual for o motivo, o fato é que o paciente não busca somente uma consulta médica, mas toda a experiência que estar ali envolve.

Demonstrar atenção e respeito pelo paciente é o mínimo que qualquer médico bem preparado hoje em dia deveria pela gestão do seu consultório.

Tudo começa na sala de espera

É importante oferecer conforto e deixar claro que você se preocupa com a presença do paciente ali, por isso personalize o ambiente de acordo com o público que você costuma receber.

Tenha sempre revistas e jornais atualizados e acesso ao wi-fi. Oferecer água, café, chá e bolachas também ajuda a criar um clima acolhedor.

Diminua o máximo possível o tempo de espera: respeite o tempo do seu paciente.

Os pacientes que estão acostumados com a rotina de consultas sabem que o atendimento pode atrasar e eles muitas vezes já estão contando com essa demora. Surpreenda seu paciente organizando as consultas com um tempo razoável entre elas. Mesmo que os atrasos sejam inevitáveis, faça com que eles sejam uma exceção e não a regra.

Use mais recursos para facilitar o acesso do paciente à sua clínica

Se a marcação de consultas da sua clínica é feita apenas por um telefone, muitas vezes ele pode estar ocupado ou com algum problema que impossibilita o serviço. Aposte na tecnologia como parceira, abra outros canais de marcação de consultas como agendamento online pelo site, por e-mail ou até mesmo whatsapp. Importante lembrar que ao abrir esses canais, você deve respondê-los sempre e rapidamente, não adianta oferecer essas facilidades se não as pratica.

Não existe hora certa para o bom atendimento ser feito

Desde a marcação da consulta, passando pela chegada na clínica e até dentro do seu consultório, o paciente deve sentir-se acolhido e especial. Investir em treinamentos para a sua equipe com uma empresa especializada é o mais recomendado.

Um bom atendimento continua depois do consultório

Existem algumas atitudes que podem ser tomadas para criar um relacionamento pós-consulta:

  • Esteja disponível para responder dúvidas
  • Mande e-mails com informações úteis e novidades
  • Mantenha uma site bonito e atualizado, assim como suas redes sociais
  • Envie um cartão ou brinde no aniversário

São todas dicas simples mas que mostram ao paciente que você se importa e quer que ele faça da sua clínica a primeira opção quando precisar.