Marketing Médico: como e porque fazer

Saber se destacar é um desafio constante para qualquer profissional. Especialmente na área médica, o fenômeno dos convênios de saúde, o excesso de profissionais no mercado e o aumento do nível de exigência dos pacientes, criaram um ambiente que demanda novas habilidades do profissional. A principal e talvez mais desafiante delas é aplicar com competência, as ferramentas do marketing a seu favor.

Marketing não é só propaganda, é na verdade um conjunto de ações que visam formar uma imagem do seu trabalho junto a seus públicos. Nesse sentido, cada detalhe da experiência do paciente dentro do seu consultório é importante. Desde a forma como a secretária atende as ligações, o conforto e aparência do espaço, a atenção que é dada durante a consulta, e claro, a divulgação do seu trabalho. Juntos, esses esforços formam a sua estratégia de marketing, e quanto mais bem orientada, melhores resultados ela trará.

Com a popularização das ferramentas digitais, é cada vez mais comum que os pacientes busquem informações sobre o seu médico, especialmente quando é a primeira consulta. Por isso, é cada vez mais importante estar presente na internet de maneira clara e transparente. Ferramentas como website, blog e mídias sociais podem informar sobre a sua formação profissional, ressaltar suas qualidades e aproxima-lo de seu público de maneira a encantá-lo.

Além disso, é importante ter sempre em mente que a atividade médica exige parâmetros éticos que deve ser a base de toda a estratégia de marketing. Ao planejar ações nas ferramentas de divulgação, deve-se pensar em como o paciente vai se sentir ao receber a sua comunicação. Excessos na exposição de sua imagem, uso de figuras muito chamativas ou que banalizem o seu trabalho, sugestão de tratamentos ou exploração inadequada de resultados, são alguns exemplos de ações que podem ser muito mal vistas pelos pacientes, gerando uma propaganda negativa. Ao planejar sua estratégia de comunicação, é importante buscar empresas com conhecimento na área e ter senso crítico. Saber ter a medida certa é o que faz a diferença para que o seu paciente goste do que veja e, principalmente, se sinta à vontade para indicá-lo a familiares e amigos.